segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resumo - História: O Brasil no contexto da expansão marítima europeia do século XV

Oi gente, tava navegando pela internet e achei um resumo muito interessante sobre o primeiro assunto do Conteúdo de História, O Brasil no contexto da expansão marítima européia do século XV. Pra entender o Brasil nesse contexto, temos que entender primeiro o que foi a expansão marítima européia.

"A expansão marítima européia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa. O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimento geográficos e o contato entre culturas diferentes."

Pra deixar mais claro:
A Europa estava em crise no século XIV e XV e sua economia estava cada vez mais comprometida porque estava havendo uma queda de consumo dos bens produzidos pelo setor rural e agrícola, então, através das Grandes Navegações, a Europa começa a expandir seus horizontes, a exportar sua mercadoria, o que gera uma acumulação de capital. O contato entre todos os continentes acabou ajudando a todos eles a crescer, a ir ampliando seus conhecimentos geográficos, e compartilhando suas crenças e suas culturas. Só que pra comercializar, eles tinham que negociar com os árabes pois a única rota que eles conheciam era pelo Mar Mediterrâneo e acabava encarecendo a exportação. Nisso, começa a história que todos nós conhecemos. Eles começaram a procurar rotas alternativas pra chegar as Índias, que era o centro de especiarias, tecidos e jóias e com novas rotas eles ficariam livres dos impostos muito altos. A primeira nação européia a realizar uma expansão marítima foi Portugal, graças a seus Estado consolidado e militarmente formado. Com o poder centralizado nas mãos do rei Dom João I, os portugueses não perderam tempo e começaram a enviar as primeiras embarcações marítimas, na busca dos produtos das Índias.Outro país que teve acentuada importância na Expansão Marítima foi a Espanha que, junto com Portugal investiu na colonização das novas terras exploradas. Ah, agora todo mundo já se ligou onde entra o Brasil nessa história, né? Se não fossem as expansões marítimas a América não teria sido descoberta, foi graças a expansão de novos horizontes que acabaram descobrindo as Américas.

Bem, galera, acho que agora você estão sabendo direitinho o que foram as Expansões Marítimas e como o Brasil está inserido nesse contexto. Até a próxima e fiquem ligados no blog. Fui

6 comentários:

  1. Obrigada ! Estou estudando para o IFBA 2014 e gostei muito !
    Continue postando muito! , necessitamooos . bjs

    ResponderExcluir
  2. Po brother Brigadão mesmo, ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado cara! Você ajuda muita gente! :D

    ResponderExcluir
  4. Obriigadooo' Me Ajudou Muitoo' Queroo Ter Uma Grande Sorte Amanhã ... Para Me Ir Pra Lá =]

    ResponderExcluir